Texto de Abertura

Palmas, 25 de agosto de 2011.

A Liga de Infectologia e Medicina Tropical do Tocantins (LIMETTO) nasceu da necessidade de um espaço de discussões, entre acadêmicos e profissionais, sobre os temas abordados dentro da complexa disciplina de Doenças Infecto Parasitárias. Reconhecendo a importância desta para a formação clínica dos acadêmicos, entendeu-se que o período de um semestre é um prazo curto para se tratar de tantos assuntos relevantes. Além disso, os acadêmicos fundadores observaram que práticas de tão excelente aproveitamento como as realizadas no Ambulatório de Doenças Infecto Parasitárias (Núcleo de Assistência Henfil) deveriam estar presentes por um tempo maior em sua graduação.
Da disposição dos acadêmicos de se aprofundar no estudo da infectologia e do interesse dos professores Dr. Flávio Augusto de Pádua Milagres, Dra. Myrlena Regina Machado M. Borges e Dra. Olívia Maria Veloso Costa Coutinho em coordenar esse grupo surgiu a LIMETTO. A escolha do nome baseou-se nas propostas dos professores, de que deveriam ser contemplados os assuntos de interesse da Infectologia, que abrange as doenças tropicais, sem contudo deixarmos de discuti-los no contexto da região Norte, e, mais especificamente, do Tocantins.
A liga encontra-se em processo de estruturação, já tendo aprovados estatuto e cronograma pelo Centro Acadêmico Eduardo Manzano e pelo Colegiado do Curso de Medicina da Univerdades Federal do Tocantins (UFT). Tem como coordenador discente (presidente da liga), o acadêmico Vinícius Alves Moura. Iniciamos nossas atividades por meio do envio de casos clínicos ao Congresso Brasileiro de Infectologia 2011. As atividades periódicas tem início previsto para o segundo semestre deste ano.
Como uma liga acadêmica, propomo-nos a atividades que contemplem pesquisa, ensino e extensão. Durante a permanência no grupo, os membros deverão desenvolver, orientados pelos professores coordenadores, linhas de pesquisa dentro dos temas dessa área do conhecimento médico-científico. As atividades de ensino serão conduzidas a partir de discussões entre os membros, seminários acadêmicos e palestras dos professores e profissionais convidados. Como extensão, propõem-se, além das práticas no Henfil, no Hospital Geral de Palmas (HGP) e nos demais ambientes de ensino utilizados pelo curso de Medicina da UFT, a participação na Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), em congressos e simpósios.
A LIMETTO tem, por fim, o objetivo de se consolidar como um núcleo de estudos, que busque suprimir eventuais incipiências da grade curricular do ensino médico, em uma área de indiscutível relevância para o profissional da área da Saúde. Novas descobertas são constantes nesse campo do conhecimento, em que a atualização acadêmica e profissional deve ser sempre buscada, para uma prática profissional consciente e digna, mantendo-se a qualidade dos serviços prestados às vidas dos que cuidaremos.

Dâmaris Araújo Peixoto,
Vice-presidente da LIMETTO.

Nenhum comentário: