Liga de Infectologia realiza cerca de 60 testes no primeiro dia de Fique Sabendo na UFT

Cerca de 60 pessoas realizaram testes de HIV, hepatite B e C, e sífilis nesta terça-feira (21) no Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os testes fazem parte da ação denominada Fique Sabendo, da Liga de Infectologia e Medicina Tropical (Limetto) da UFT, que segue até esta quinta-feira (23). Além de realizar os testes, os participantes podem receber vacinação contra hepatite B.
Testes são feitos com pequenas amostras de sangue (Foto: Taciano Gouveia/Dicom)
Testes são feitos com pequenas amostras de sangue (Foto: Taciano Gouveia/Dicom)


Os atendimentos são realizados nas salas 101, 104 e 105 do Bloco J (prédio 3P, ao lado do Bala II), das 8h às 12h, das 14h às 18h e das 19h às 21h. Os exames são gratuitos, ficam prontos na hora e os participantes têm a garantia de privacidade quanto aos resultados. Em caso positivo, os pacientes recebem as primeiras orientações e são encaminhados para a realização de novos exames comprobatórios, e também podem contar com apoio psicológico. 

"O sigilo é absoluto, somente um agente de saúde especialmente designado tem acesso aos resultados", salienta o integrante do Limetto e aluno do curso de Medicina, Vinícius Moura.

Resultados ficam prontos em cerca de 30 minutos (Foto: Taciano Gouveia/Dicom)
Resultados ficam prontos em cerca de 30 minutos (Foto: Taciano Gouveia/Dicom)

O projeto visa chamar a atenção para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, e também vai servir de base para estudos sobre a saúde público universitário. Isso porque enquanto aguardam os resultados, os participantes são convidados a responder um questionário que não é obrigatório, mas vai contribuir para um diagnóstico sobre a saúde da comunidade no âmbito da UFT.

"Trazer este teste para dentro da universidade é muito bom, fora daqui dificilmente iríamos fazer esses exames", comentou uma das estudantes que aguardava para fazer a coleta de sangue.


Nenhum comentário: